http://m.gpsies.com  
GPSies Logo

Portugal Mountain biking trail  PNSAC-Porto de Mós-"por cabeços e vales de pedra"-2011 of paulo_gr - 35.06 miles - round trip print print Share track on Facebook

Track starts in Portugal 2480-184 Porto de Mós, Corredoura, Leiria

paulo_gr Track as

Download as:




No reduction, all points will be used (Trackpoints: 1881)



or




feet

Track simplification (Douglas Peucker algorithm)


Export to Falk GPS Export to Garmin GPS


Created Friday, August 26, 2011 7:37:12 PM

Fly tour as Google Earth Animation Fly tour as Google Earth Animation New!

Altitude Profile

Altitude range

1,385 feet (Altitude from 390 feet to 1,775 feet)
Total climb 4,593 feet
Total descent 4,593 feet

GPSies-Index 10.65 New! (experimental)
ClimbByBike-Index 62.57
Fiets-Index 0.32




Description

O percurso começou em  Porto de Mós  de onde saímos por alcatrão para habituarmos as pernas à primeira ascensão do percurso até  Serro Ventoso , e mais à frente  Lugar da Fonte  e  Cabeço das Pias .

Aos 12 km, depois de termos vagueado no meio de murinhos e muretes chegámos ao  Cabeço da Fórnea  onde nos deparámos com a enorme cratera de estrutura cónica, a lembrar um gigantesco funil. Entrámos depois na primeira emoção do dia quando pedalámos no trilho sobranceiro ao precipício da Fórnea.
Esta é uma construção geológica espectacular, única no país, um magnífico anfiteatro natural com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura onde brota a ribeira da Fórnea e onde se pode visitar (lá em baixo) a gruta da Cova da Velha.

Depois de ingeridos os primeiros suplementos energéticos enquanto se contemplava a assombrosa vista, Saímos em direcção à primeira verdadeira descida do dia; aos 13 km a  descida da Barroca , também conhecida pela  descida do Downhill . O epíteto diz tudo !!
Chegados lá baixo e refeitos, das emoções, nada como mais um furo (o terceiro até aí).
Reparado o mesmo lá fomos rolando pelo vale de Lagoeira ou  Vale da Canada  em direcção à  subida da serpente  assim chamada devida a ser composta de constantes curvas e contracurvas deslizantes e traiçoeiras. 
Passado este sofrimento agravado pelo calor que já apertava chegámos às instalações do clube desportivo de  São Bento  que nos pareceu um oásis naquela situação.
Saídos dali em direcção a  Covão do Sabugueiro  pedalámos então pelo pedregoso planalto, onde os caminhos ladeados de muros de pedra branca são frequentes, conferindo a este local paisagens únicas, mostrando muitos sítios outrora trabalhados pela mão do Homem. Estes muros de pedra solta delimitam agora áreas de pastagem com características marcadamente serranas e já não agrícolas. 
Pouco depois de um  single track  onde flora “aguçada” nos foi deixando marcas nas pernas chegámos ao caminho que contorna a encosta e nos deixa ver uma fabulosa vista sobre o vale de  Mendiga  para onde descemos a velocidade moderada.
Seguiu-se a Lagoa do  Arrabal  e a interminável subida em alcatrão até  Portela de Vale de Espinho  (a prova de que os vales podem existir nos cabeços) e pouco depois  Bezerra  aos 40 km.

Um Pouco mais à frente, no lugar de  Vale Figueirinhas  aos 42 km , retornámos aos anos 30 do século passado e pedalámos naquela que foi uma parte da Linha Mineira do Lena e situada na vertente oriental da  Serra da Pevide , com uma vista fabulosa e desafogada sobre o vale do rio Lena.
Percorremos por aqui cerca de 7km, alternando os troços entre trincheiras e aterro, sendo perceptíveis os taludes em pedra que suportam a plataforma da linha que percorremos e onde, na sua parte final, atravessamos dois túneis, passando então para a outra vertente da serra (lado do mar), podendo avistar a EN1, Alcobaça e Nazaré.

Saímos do troço da antiga linha para nos “desenfiarmos” por um  single track  inclinado e algo escorregadio mas que feito com cuidado e concentração acabou por nos dar a sensação da cereja no topo do bolo” .

Terminámos pouco depois em Porto de Mós com  52 km  contabilizados e  1273 metros de acumulado de subidas.
Ainda teríamos feito mais uns quilómetros, para a próxima aumentamos a quilometragem e as subidas.

http://www.forumbtt.net/showthread.php?34851-PNSAC-Raid_-por-entre-cabe%E7os-e-vales-de-pedra_-Porto-de-M%F3s


About this track
Quality of track
Length 35.06 miles
Coordinates 1881
Viewed 339 time(s)
Downloaded 149 time(s)
Ratings
Landscape (1)
Condition (2)
Technique (2)
Fun factor (2)
Description of track (2)











Activity, suitable for  mountainbiking

Characteristic hilly  GPS recorded  harsh  rocky 

Terrain Type singletrail 


Get directions from


to start point: Google Maps as KML as GPX


Starting Coordinates

N 39°35.955' W 8°49.407'
N 39°35'57.323" W 8°49'24.421"
N +39.5992564 E -8.82345054


Ending Coordinates

N 39°35.946' W 8°49.428'
N 39°35'56.805" W 8°49'25.698"
N +39.5991125 E -8.82380500






User comments

No comments posted.

To add a new comment, please login first


Link to this track

More information: Link to us

If you would like to link to this track, just copy the code and paste it into your source code:

URL

LINK

IFRAME

IFRAME Google Earth Tour

QR Code - Track To Go
QR Code
QR Codes are a popular type of two-dimensional barcode, which can be read by any device that has the appropriate software installed. Get this track as mobile URL to your mobile phone (requires QR code reader on your mobile phones).






© 2014 GPSies® 2229 visitors online