Wanderung Maxial Resende

Höhenprofil (68 m bis 367 m)

Höhendifferenz

299 m

Gesamtanstieg

594 m

Gesamtabstieg

594 m

GPSies-Index 5,49 ClimbByBike-Index 26,03 Fiets-Index 0,51


Über diese Strecke

Qualität der Strecke
Länge
17,51 km
Geo-Koordinaten
1103
Angezeigt
5 mal
Herunter geladen
0 mal

Bewertungen

Landschaft
(0)
Anspruch / Kondition
(0)
Technik
(0)
Spaßfaktor
(0)
Strecken-Beschreibung
(0)
Rundkurs

17,51 km

Aktivität, geeignet für

Download als
Entfernung mit Geländesteigung
Strecke melden
Keine Reduzierung, alle Punkte werden ausgeliefert (Anzahl der Punkte: 1103)
  • oder

 

Strecke glätten
Beschreibung der Strecke

PR8 TVD - Rota dos Moinhos

O percurso tem o seu início junto aos antigos armazéns da Macieira, à entrada do Maxial, terrenos do cretáceo inferior, percorrendo parte da “rua direita” até se desviar à direita, iniciando a subida para a serra, para os terrenos do Jurássico superior, onde se desenvolverá a maior parte deste percurso. 

Passamos aos Casais da Capela e sempre a subir, um pouco antes da Fonte de Barro (que outrora abastecia o Maxial e ainda hoje abastece alguns dos fontanários existentes), viramos à esquerda. Avistamos os primeiros moinhos, alguns convertidos para habitação, estamos em Vila Seca. A vista para poente é soberba, permitindo em dias limpos, avistar o mar. Novo desvio à esquerda e começamos a descer, até chegarmos a uma azenha recuperada para casa de habitação, com a sua levada perfeitamente conservadas pelo proprietário. Chegámos aos Casais de Santo António e pelo “Lameirão”, encetamos nova subida, que nos leva ao ponto em que quem pretenda optar pelo percurso mais curto (PR8.1), seguirá pela esquerda. Continuando, os moinhos continuam a acompanhar-nos e no alto da Folgarosa, o percurso coincide com um curto troço asfaltado. Um pouco à frente, novo ponto de opção; quem optar pelo percurso de distância média (PR8.2), seguirá pela esquerda.

 

Continuando numa zona de pouco declive, começam a surgir os aerogeradores e um pouco mais à frente, poderemos ver um espaço de criação de cavalos, estamos de novo a chegar a Vila Seca, onde um pequeno desvio, permitirá visitar a Capela de Santa Luzia. Continuando, passamos a uma antiga pedreira e chegamos à Ereira, “terra de padeiros”, onde poderemos ver um moinho ainda em funcionamento, para além de inúmeros em ruínas e outros adaptados a habitação. Em direcção aos Casais das Pedreiras e por um bocado deixamos os agregados habitacionais.

Vamos em direcção à Serra Alta, o ponto mais alto do percurso. Nesta parte os aerogeradores e os moinhos, vão-se alternando. Para nascente, a vista permite-nos vislumbrar terras de outras freguesias e concelhos. Passamos pela ruína de um curioso moinho com três níveis. Em breve iniciamos a descida pelo Carrascal (encontrando o PR8.2), deixando os moinhos para trás. Avistamos ao longe Montejunto.

Uma ligeira subida, leva-nos a contornar o cabeço da Marvela. Descemos para o “porto da Sestearia” e subindo, passamos pela Sestearia, para depois descermos os Covões (encontrando o PR8.1).O nosso caminho é paralelo ao cemitério, onde podemos ver a sua Capela, que foi em tempos a igreja do “Machial”, chamando-se então provávelmente Igreja de Santa Susana e Alcabrichel, com data de fundação, cerca de 1147, início do domínio cristão da Estremadura. Hoje vítima do terramoto de 1755, apenas resta a sua capela-mor. Estamos a terminar o percurso, tempo de passarmos pela Igreja matriz e pela junta de freguesia, para terminarmos de novo onde iniciámos; junto aos antigos armazéns da Macieira.

Ficha técnica

Nome do Percurso: Rota dos Moinhos

Localização: Distrito de Lisboa > Concelho de Torres Vedras > União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo

Acessos: EN 115-2

Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular

Altitude: Max: 363m | Min: 70m

Grau Dificuldade: Médio

Época Aconselhada: Todo o ano

Cartografia:  Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, série M 888, folhas n.º 374 e 388, do Instituto Geográfico do Exército.

Mehr Eigenschaften
hügelig  beschildert/mark.  familiengerecht  GPS erfasst  fest  Pfad / Fußweg  Fahrweg / Wirtschaftsweg  Fahrradweg / Fahrradstraße 

Es sind noch keine Kommentare vorhanden.

Melde dich an, um einen neuen Kommentar zu schreiben

Koordinaten des Startpunktes

N 39°08.313' W 9°10.733'
N 39°8'18.799" W 9°10'43.995"
N +39.1385555 E -9.17888765

Koordinaten des Endpunktes

N 39°08.313' W 9°10.733'
N 39°8'18.799" W 9°10'43.995"
N +39.1385555 E -9.17888765

Weitere Infos unter: Link zu uns

Falls du von deiner Webseite auf diese Strecke verlinken oder als iFrame einbetten möchtest, dann kopiere einfach folgenden Codeschnippsel und binde ihn an einer beliebigen Stelle in deinem Quellcode ein:

kopieren
kopieren
kopieren
  • QR Code - Track To Go
    QR Code
  • QR-Codes sind zweidimensionale Barcodes, die jedes Gerät interpretieren kann, auf dem eine QR-Code-Software installiert ist. Lade dir die URL dieser Strecke einfach auf dein Smartphone herunter (erfordert QR Code Software auf deinem Smartphone).